Para o teste de glicose usamos um reagente denominado de Reagente de Benedict. Você pode encontrar também a designação de outro reagente para o teste de glicose denominado de reagente de Fehling. Na verdade, Benedict introduziu modificações na Prova de Fehling onde usamos uma solução única e muito mais simples, com a vantagem do reativo de Benedict ser mais estável.
A glicose é um açúcar e portanto faz parte do grupo dos Carboidratos. A glicose é comum em nossa alimentação e a sua absorção pelas células depende de uma enzima denominada Insulina.
Estrutura da Glicose |
A insulina, proteína produzida pelas Ilhotas de Langerhans, no pâncreas e age junto a de membrana plasmática das células, facilitando o transporte das moléculas do meio extra para o meio intracelular. Com isso, faz diminuir a glicemia (taxa de glicose no sangue). Sua ausência ou produção insuficiente determina a manifestação da Diabete. Os 51 aminoácidos formadores da insulina, se arrumam em duas cadeias polipeptídicas ligadas por pontes de enxofre (ligações dissulfeto). A diabete ou diabetes pode ser resultado da deficiência genética do indivíduo de produzir insulina e conseqüentemente apresenta grande concentração de açúcar no sangue. A essa diabete dá-se o nome de Diabete Melito.
Para os testes de presença de Glicose na urina também podemos usar o Reagente de Benedict. Nessa prática, você irá comprovar a presença de açúcar utilizando o Reagente de Benedict.
Material :
|
|
- Coloque em dois tubos de ensaio, 2 mL de reagente de Benedict.
- Adicione 1 ml de solução de glicose em cada um e agite. Identifique os tubos.
- Ferva os tubos em banho-maria dentro do béquer.
- Peça para os alunos anotarem os resultados.
Faça-os observar a formação de um precipitado vermelho-marrom de Cu2O, devido a redução do Cu+2 do reagente pela glicose.
PESQUISA DE GLICOSE NA URINA
- Coloque em dois tubos de ensaio, 2 mL de reagente de Benedict.
- Ferva os tubos em banho-maria dentro do béquer durante 5 minutos Se não mudar de cor.o reagente está em boas condições.
- Adicione em um dos tubos, 4 gotas de urina filtrada e ferva em banho-maria durante 5 minutos.
- Deixe esfriar.
A reação é negativa quando a amostra permanece azul. A reação é positiva quando a cor da amostra fica verde, verde-amarelado, amarelo-alaranjado e vermelho-tijolo (mais de 1g de glicose por litro de urina), dependendo da quantidade de glicose presente na urina.
Pensando a respeito ...
- Como você faria para determinar a relação entre as diferenças de cores resultantes e a concentração de glicose ?
- Que outro processo é hoje utilizado para determinar rapidamente a presença de glicose na urina ?
- Que tipo de tratamento é feito com os diabéticos ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.