Endereço de Twitter

Visite também o twitter: http://twitter.com/#!/natcalado
Outras informações sobre biologia!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

OBSERVAÇÃO DE MICROCRUSTÁCEO

A artêmia é um pequeno crustáceo marinho que mede de 8 a 10 mm de comprimento quando adulto. Sua cor pode ser vermelho claro, rosado, cinza claro, cinza escuro, variando de acordo com o meio em que vive e os alimentos que ingere. Vive normalmente em lagoas de água salgada e, em maior número, quando as águas são de maior salinidade. Pode, no entanto, viver em águas preparadas artificialmente. Muito prolífica, reproduz-se com bastante facilidade e rapidez. Seus ovos, quando secos, podem ser conservados durante 10 anos, estando sempre aptos a eclodirem, desde que sejam colocados em uma água salgada.
O ciclo de vida da artêmia compreende: ovo (antes da eclosão) – náuplios (são as larvas após a eclosão) – jovem (com 06 dias de idade) – adulto (quando atinge 10 dias de idade). O tempo de vida da artêmia é de 06 a 12 meses. A eclosão se realiza 24 a 48 horas após a colocação dos ovos na água, variando esse tempo de acordo com a temperatura da água que deve ser de 24 a 27ºC. Nascem, então, as pequenas larvas com 0,5 mm aproximadamente, sendo denominadas náupilus.
Sua reprodução é sexuada havendo, portanto, machos e fêmeas que se unem para a fecundação dos óvulos. As fêmeas apresentam ovários grandes e cheios de óvulos.
A artêmia se alimenta de plâncton, microalgas, mucilagens produzidas pelas algas, matéria orgânica entre outros compostos. Para criação, podemos alimenta-las como maisena e farinha de peixe.
Artêmia

Nesta prática os alunos irão observar a eclosão e formação de larvas (Náuplios) de artêmia salina representante do zooplâncton. O zooplâncton assim como o fitoplâncton, constituem a base da cadeia alimentar nos mares e são importantíssimos para a manutenção dos vários níveis tróficos marinhos. 

Material :

  • Ovos de Artemia salina

  • Garrafa plástica com tampa

  • Compressor de ar e mangueira

  • 20g de Sal grosso

  • Microscópio
  • Lâminas

  • Lamínulas

  • Conta gotas

  • Luminária



  1. Corte o fundo da garrafa plástica.
  2. No seu interior coloque uma solução de 1 litro de água filtrada + 20g se sal grosso.
  3. Dissolva bem o sal na água.
  4. Adicione 3 g de ovos de artêmia dentro na solução.
  5. Realize a aeração colocando a mangueira do aerador no fundo do recipiente.
  6. Aproxime a luminária com lâmpada de 20 w da garrafa.
  7. A temperatura ideal é de 27ºC a 30ºC para ocorrer eclosão dentro de 24 a 36 horas.
  8. Ao final desse tempo, realize com os alunos a observação dos náuplios ao microscópio e peça para desenharem o que observarem.
  9. Se você quiser, deixe as artêmias por mais tempo na garrafa, acrescente uma quantidade pequena de farinha de peixe ou algas que podem ser criadas separadamente. Não deixe que o nível de água diminua, acrescente água se for necessário. Caso tenha dificuldade, coloque menor quantidade de ovos de artêmia em um recipiente maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.