Para a realização desta prática você precisará de: 1 microscópio, lâminas, lamínulas, palito de dente ou espátula de madeira e corante. Exemplo: Azul de Metileno.
A. Com o palito de dente, raspe delicadamente a parte interna da bochecha.
B. Esfregue o palito no centro de uma lâmina num ângulo de 45º. Pingue uma gota de água sobre o material.
C. Cubra o material com uma lamínula e coloque a lâmina no microscópio.
D. Observe primeiro o material com a objetiva de menor aumento, regulando o foco com o botão do macrométrico e o botão do micrométrico.
E. Para observar em maior aumento, mude para a objetiva de aumento subseqüentemente maior e ajuste o foco apenas com o botão do micrométrico. Anote os resultados.
F. Repita o mesmo procedimento substituindo a água por algum corante.
G. Peça para os alunos desenharem as células que virem. Se for possível e conveniente, peça para os próprios alunos prepararem as lâminas.
Questões para discussão:
Questões para discussão:
1. Existe diferença na facilidade de observação da célula com corante ? Explique.
2. De acordo com sua observação, você classifica a sua célula como eucarionte ou procarionte ? Explique.
3. Por que não conseguimos observar todos os componentes celulares ?
4. Qual a razão do núcleo ficar mais corado que o citoplasma ?
5. Ë possível observar a membrana citoplasmática ? Justifique sua resposta.
6. Qual a importância prática de estudarmos as características celulares?
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